Uma empresa só é brilhante quando possui profissionais com carreira de sucesso e autossuficientes!
Com certeza você já ouviu aquela expressão de “o que é bom dura pouco”, certo? Aqui, temos uma história de sucesso que comprova o quanto esta teoria não passa de um mero engano. Calma, vamos explicar! Este é um dos cases de sucesso da Across que já duram mais de 5 anos.
O início desta parceria aconteceu em 2017 quando a Across abraçou com total disposição e garra esta demanda, com escuta ativa e atenta ao desejo da WestRock de trazer à tona uma nova cultura de desenvolvimento!
Na prática, toda a solução foi pensada estrategicamente para promover entre os colaboradores a visão de que o crescimento individual gera o crescimento coletivo, pois acreditamos que quando temos um profissional que trilha o seu sucesso dentro da companhia, automaticamente estará colaborando para o sucesso do time como um todo – influencia os demais. Afinal, todos nós enquanto profissionais sempre nos espelhamos em pessoas com uma carreira impecável, certo?
E foi com este pensamento que desenvolvemos uma solução que trouxe a todos estes funcionários, que já eram incríveis, uma gama de ferramentas que os impulsionaram a serem autônomos nas escolhas e responsáveis em trilhar o seu sucesso de maneira planejada dentro da WestRock.
Definição do escopo
Todas as empresas querem ter em seu time de profissionais altamente capazes de realizar entregas memoráveis e aptos a fazer a diferença de maneira positiva na organização, não é mesmo? Mas como promover isso de forma colaborativa, instintiva e engajadora?
A Across trouxe, com toda a sua expertise, os conhecimentos primordiais para que o colaborador WestRock fosse o detentor da sua própria carreira. Tivemos o cuidado de trazer em todo o processo a conscientização de que eles eram a peça-chave capaz de determinar o seu próprio futuro.
Estruturamos camadas de conhecimentos que permearam desde o autoconhecimento até a elaboração autônoma da sua trilha de carreira, amparadas de ferramentas que proporcionam a elaboração da sua carreira. Essa nova cultura tem como objetivo promover em todos os participantes o desejo de evoluir como um profissional de destaque na organização.
Gerenciamento de Risco
A partir das percepções levantadas pela Across, estruturamos um Train the Trainer a fim de capacitar o time de Recursos Humanos para serem os multiplicadores deste novo momento. Entretanto, no decorrer deste processo, fomos convidados a também conduzir os workshops.
Mas, não paramos por aí! No decorrer desses 5 anos, tivemos sempre o cuidado em realizar a formação de novos colaboradores, estagiários e gestores, para que todos estejam prontos para serem protagonistas da sua própria carreira.
KPIs e Metodologias Utilizadas
Houve grandes avanços comportamentais relacionados ao engajamento dos colaboradores. Esse feedback nos motivou a continuar essa jornada trilhando um caminho rumo ao sucesso de todos.
Sobre as metodologias utilizadas, este projeto foi pensado e desenhado com base nos comportamentos que regem a cultura e valores organizacionais da companhia e, como estratégia educacional, foram utilizadas as seguintes metodologias:
- Business Model You-BMY: Método criado por Timothy Clark para planejar sua carreira. Tem como base Business Model Canvas do Business Model Generation que foi Best-seller e inovou a forma de se pensar em negócios, já o BMY possui o mesmo conceito, mas com o foco em desenhar nossa trilha de carreira, onde você é gerador de trabalho e não uma empresa, ou seja, protagonista da sua carreira.
- Metodologia 70/20/10: Usamos este Learning Model com o objetivo de trazer a mescla de experiência, ou seja, em um mundo que temos que ir além das certificações e seminários. A busca por conhecimentos passou a ter uma contínua expansão que abrem estímulos à novas experiências que vão além das acadêmicas.
- Flipped Learning: Escolhemos este método para fugir do tradicional (modelo expositivo). Neste modelo estimulamos através de trabalho em grupo e individual o profissional a praticar os pontos primordiais ministrados em sala, compreendendo efetivamente a aplicabilidade dos conceitos e ferramentas em sua carreira.
- Conceito de Brooklyn Derr: As Orientações de Carreira são os principais norteadores de uma trajetória profissional. São motivações que colaboram na escolha da profissão, mudança de emprego, buscar promoções, recolocações no mercado, migrar de área entre outras mudanças de estratégia voltada a carreira.
Resultado Final
Aqui, na Across, nós estudamos e mapeamos a necessidade do cliente do início ao fim. Buscamos sempre trazer o que há de mais atualizado no mercado de trabalho e antecipamos as tendências com o principal objetivo de contribuir com uma aprendizagem relevante.
Por este motivo trouxemos aqui alguns números que impressionam e mostram a proporção desse projeto. Os resultados foram:
- Capacitamos cerca de 850 colaboradores no decorrer destes 5 anos;
- E vale ressaltar que estes encontros foram repletos de muita atividade prática, no qual adequamos o conteúdo a realidade de cada grupo;
- Mais de 130h de treinamento ministrados;
- Em pesquisa realizada, perguntamos a WestRock numa escala de 0 a 10 se recomendariam nossos eventos para outros colegas de trabalho, e a nota foi de 9,34. Surpreendente, você há de convir!
Relatos
“Eu me sinto confiante sobre como aplicar, no dia a dia do meu trabalho.”
“O estilo de apresentação do facilitador contribuiu para a minha experiência de aprendizagem.”
E não paramos por aqui, pois o processo de aprendizagem é cíclico como uma semente que germina, cresce, gera frutos, e volta ao início do processo.
E por este motivo, nós, da Across, sempre estaremos prontos para ouvir, compreender, apoiar e fortalecer ainda mais esta linda história de superação e cuidado que a WestRock tem com seus profissionais, assim como para fortalecer a nossa relação de parceria e contribuição.