Pare de evitar a avaliação do treinamento porque você acha que é muito difícil 

Você evita medir o valor organizacional do seu treinamento porque parece muito difícil? Você não sabe por onde começar? Você não está sozinho.

A maioria dos profissionais de aprendizagem e desempenho compreende a importância de medir o impacto do treinamento. No entanto, menos de metade de toda a formação é medida para além da aprendizagem Kirkpatrick Nível 2.

Os orçamentos e cargos de treinamento estão sob escrutínio neste momento, portanto, é fundamental demonstrar o valor que o treinamento oferece à organização.

Aqui estão algumas dicas para simplificar a medição de seus programas de treinamento mais importantes.

Faça um inventário dos dados existentes

Muitas organizações já estão coletando dados sobre suas principais métricas e iniciativas de missão crítica. Em vez de tentar avaliar os resultados do treinamento por conta própria, descubra o que já está sendo medido.

Entre em contato com as partes interessadas da sua empresa e com os gerentes das unidades de negócios e peça-lhes que mostrem os relatórios, dados e métricas aos quais eles se referem regularmente para ter certeza de que seus esforços estão no caminho certo. Se o seu treinamento estiver alinhado com os objetivos deles, os resultados deverão ser os mesmos tipos de resultados que você está tentando impactar.

Alguns exemplos de resultados de negócios que outras pessoas já podem estar acompanhando são: 

  • Satisfação do empregado 
  • Volume de negócios 
  • Satisfação do cliente 
  • Sucata ou desperdício
  • Taxa de transferência
  • Custo do inventário 
  • Vendas diárias 
  • Incidentes reportáveis 

Capturar evidências qualitativas

Uma boa cadeia de evidências que demonstra o valor do treinamento inclui tanto dados numéricos quanto informações qualitativas, como depoimentos. Quando você entra em contato com os formandos do treinamento e eles compartilham informalmente seus feedbacks com você, pense: “Isso é algo que poderia contribuir para minha cadeia de evidências?”

Por exemplo, se uma formanda menciona que usou as técnicas de escuta ativa que aprendeu em um treinamento de liderança com um subordinado e ajudou o funcionário a melhorar seu desempenho, isso é uma evidência do valor do programa de desenvolvimento de liderança.

Às vezes, as evidências estão ao nosso redor; só precisamos reconhecê-las e documentá-las.

Identifique e preencha as lacunas

Depois de identificar os dados que estão sendo medidos e começar a coletar depoimentos, examine seu crescente conjunto de evidências e busque lacunas.

Você possui informações sólidas sobre resultados empresariais, mas pouco ou nada relacionado à aplicação no trabalho? Você tem resultados de uma pesquisa de reação feita após o programa, mas nenhum dado sobre a aprendizagem que ocorreu durante a sessão?

Certifique-se de ter algo em cada um dos quatro níveis de Kirkpatrick, com um forte foco nos dados e informações dos Níveis 3 e 4 de Kirkpatrick.

Crie um sistema para salvar dados e informações

Você já fez uma revisão anual com sua liderança e se esforçou para lembrar exemplos do bom trabalho que fez ao longo do ano? A mesma coisa pode acontecer ao tentar mostrar o valor de uma grande iniciativa de treinamento. Seguem algumas dicas:

  • Crie uma pasta no início da iniciativa e colete evidências do valor do programa ao longo do caminho. 
  • Salve relatórios que mostram os principais resultados de negócios melhorando. 
  • Faça anotações quando os graduados em treinamento contarem sobre seus sucessos no trabalho. Melhor ainda, peça-lhes que escrevam um depoimento! 

Quando chegar a hora de mostrar o valor do seu programa, você terá uma variedade de dados e informações ao seu alcance. 

Inicie!

Às vezes, a parte mais difícil da avaliação de treinamento é simplesmente começar. Escolha uma iniciativa-chave e implemente essas ideias. Use-a como um piloto e construa sua metodologia de avaliação de programa.

Agora você tem algumas ferramentas para parar de evitar a avaliação de treinamento. Espero que você possa ver que não é tão difícil. Você consegue fazer isso!

Se você está procurando pelo botão fácil, obtenha a certificação Kirkpatrick. Você aprenderá a avaliar qualquer programa de forma eficaz em todos os quatro níveis e sairá com modelos e ferramentas para ajudar você.

Por Jim Kirkpatrick e Wendy Kayser Kirkpatrick

Texto originalmente publicado no Blog da Kirkpatrick Partners, da qual a Across é a única afiliada na América Latina. Tradução livre. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

×