Quando falamos em desenvolvimento contínuo, crescimento de colaboradores e mensuração de performance, não tem como não citar cultura de feedback, que é crucial dentro de qualquer ambiente organizacional.
Muitas são as possibilidades e conceitos quando falamos em feedback e acompanhar sua evolução faz toda a diferença para uma abordagem mais abrangente de pessoas e seus papéis no negócio.
O feedback 360º tem feito cada vez mais sucesso no mundo corporativo e é uma grande oportunidade de desenvolvimento, que envolve mais do que líderes e liderados nessa troca.
Como seus times e lideranças atuam com feedback? Vamos falar um pouco sobre o feedback 360º para que você avalie essa ferramenta para a realidade do seu ambiente. Acompanhe!
O que é feedback 360° e como ele difere do feedback tradicional?
O feedback ou avaliação 360º é uma ferramenta utilizada para coletar informações sobre o desempenho dos colaboradores e, diferente dos feedbacks tradicionais, ela utiliza diferentes perspectivas para unir o que há de mais completo no contexto.
Para essa avaliação, são utilizadas visões dos líderes, colegas de trabalho, subordinados e do próprio avaliado. Em alguns casos, podem até ser incluídos clientes, fornecedores e outras partes interessadas.
Assim como seu nome diz, é como se o profissional estivesse no meio de um círculo e todos à sua volta entregassem visões sobre diferentes momentos e áreas relacionadas à sua atuação.
Seja nesse ou em qualquer outro tipo de feedback, é importante ter a visão sobre a complexidade do processo e das inúmeras tentativas e ações de conscientização que devem ser realizadas para que as pessoas sejam verdadeiras e não busquem formas de proteger seus times, desqualificando o processo.
Feedback 360º x Feedback Tradicional
Como dissemos, essa é uma abordagem mais abrangente do que a avaliação tradicional, pois fornece informações sobre o desempenho de um indivíduo a partir de diversas fontes.
Além disso, podemos citar alguns pontos que fazem com que essas metodologias sejam diferentes, como:
- Em um feedback tradicional, a fonte de informação vem principalmente do supervisor direito, enquanto a avaliação 360º ouve diversos pontos de contato do colaborador;
- A perspectiva de pontos positivos e negativos passa a ser aumentada, uma vez que passa a olhar para diversas formas de interação do profissional;
- Além das competências técnicas, o feedback 360° também pode abordar habilidades interpessoais, liderança, trabalho em equipe e outros aspectos comportamentais.
Vantagens do Feedback 360° para Líderes
Só de entender o que é o feedback 360º já dá para imaginar muitos de seus benefícios, não é mesmo? Além de ser importante para o RH, essa é uma metodologia interessante para os líderes e pode dar diversas vantagens para o crescimento das pessoas e dos times como um todo.
Visão Holística do Desempenho
A grande vantagem da avaliação 360 graus é justamente dar a visão completa sobre o desempenho dos colaboradores.
Os indivíduos não têm interações apenas com suas lideranças diretas no dia a dia, portanto, quanto mais trocas e informações de pessoas envolvidas no processo de avaliação, maior a possibilidade de entender o que tem dado certo ou não no desenvolvimento do profissional dentro de suas atribuições.
Identificação de Pontos Não Evidentes
Os colaboradores têm diversos pontos de contato dentro de uma empresa e é natural que as trocas sejam diferentes e que áreas e pessoas tenham múltiplas opiniões e percepções sobre o trabalho e desempenho umas das outras.
Ao fazer a avaliação 360º, é possível que as lideranças identifiquem pontos que não ficam evidentes na sua relação com o colaborador e ganham em trabalhar com outras oportunidades de crescimento que ficam escondidas.
Promoção do Autoconhecimento
Ao dar e receber feedback de diversas fontes, os líderes passam a conhecer mais dos seus colaboradores e, mais do que isso, ganham visão mais aprofundada sobre suas habilidades, pontos fortes e oportunidades de melhoria.
O autoconhecimento promovido pela ferramenta faz com que as lideranças se aprofundem no desenvolvimento de habilidades e na promoção de melhoria contínua no negócio.
E não apenas liderança, é importante dizer que o feedback 360 gera inúmeros benefícios para o colaborador, que terá mais clareza sobre sua marca pessoal à medida que passa a enxergar quais são as suas características consolidadas na visão de diferentes interlocutores.
Fomento de Cultura de Feedback Aberto
Ao aceitar e valorizar o feedback de diversas áreas e posições, as lideranças tornam a cultura de feedback cada vez mais valorizada e fomentada dentro do ambiente. Com isso, os comportamentos passam a mudar verdadeiramente, e essas trocas começam a fazer parte genuinamente do negócio.
É importante que os times de RH, geralmente a área responsável por capitanear o desenvolvimento dos talentos nas organizações, trabalhem programas de desenvolvimento específicos para as lideranças para mantê-las atualizados sobre tendências e novas ferramentas, bem como forma de atualização sobre as práticas de mercado.
Implementando o Feedback 360°
Implementar uma nova ferramenta ou metodologia exige planejamento, treinamento, testes e ajustes, portanto, seguir algumas boas práticas fazem toda a diferença para que o resultado aconteça de forma mais rápida e satisfatória:
Planeje e estabeleça um processo claro
O ponto de partida para uma boa avaliação de desempenho com feedback 360º é a definição clara dos critérios que serão utilizados. Aqui é preciso desenhar o processo de fato.
Saiba quais serão as etapas, em quanto tempo elas serão realizadas, quais serão as perguntas a serem respondidas, qual a periodicidade do feedback, entre outros.
É interessante unir perguntas aos valores da empresa e a itens que são importantes para o dia a dia para que a avaliação faça sentido com as competências-chave que precisam ser identificadas e avaliadas dentro dos times.
Determine os participantes
Ao saber como será realizado o processo, é preciso saber quem dará feedback para garantir de fato uma diversidade na coleta de informações. É preciso definir quantas pessoas são ideais para que a coleta seja completa, e algumas regras devem ser criadas para que a avaliação não seja apenas com pessoas do mesmo time, por exemplo.
Aqui, pode ser interessante que o próprio colaborador decida quais são as pessoas que devem compor seu grupo de avaliadores com base em suas interações no dia a dia e relações com seu cargo.
Escolha ferramentas certas
Os feedbacks 360º exigem formulários, questionários e tabulação de dados de forma rápida, direcionada e eficaz. É preciso que todo esse processo, desde as respostas até a análise do resultado seja feito de forma simples e ágil, portanto é preciso contar com ferramentas.
A tecnologia é hoje uma grande aliada para lideranças e times de RH. Ter plataformas e softwares para a avaliação de desempenho, acompanhamento de metas e outras diversas funções fazem toda a diferença.
Preparar a equipe para os feedbacks
É preciso treinar as equipes para esse tão importante momento de avaliação: em seu início, é essencial que os colaboradores entendam sobre a metodologia para que todos avaliem verdadeiramente uns aos outros, evitando opiniões enviesadas que podem atrapalhar o processo.
E, mais do que isso, é preciso também que os líderes estejam preparados para as entregas. Muitos resultados podem vir a partir dos questionários, e é essencial que RH e lideranças trabalhem em conjunto para coletar os dados e repassar para os colaboradores.
É importante lembrar que feedback é mais do que repassar visões, pontos positivos e negativos para os colaboradores, mas também sobre criar planos de ações para que atitudes de fato sejam tomadas a partir do que foi coletado.
Faça um projeto piloto
Implementar o processo de feedback 360º não é uma tarefa fácil e antes de envolver a empresa inteira é interessante criar um grupo piloto para o teste.
Com um número menor de pessoas é possível fazer um “laboratório” para entender o que funciona ou não e avaliar o impacto dessa ferramenta na cultura. A partir desse projeto inicial, é possível avaliar o que precisa ser revisitado e adequado para que o processo tenha engajamento e confiabilidade ao ser implementado em todos os setores.
Desafios para a implementação da ferramenta
Implementar qualquer tipo de mudança dentro de times ou da organização como um todo podem gerar desafios, como:
- Resistência à mudança: é comum que alguns líderes e colaboradores resistam a esse tipo de ferramenta por medo da mudança no processo, e isso pode gerar falta de participação e colaboração. É importante conscientizar e informar os profissionais para que eles se engajem com a metodologia.
- Interpretação e qualidade do feedback: interpretar os resultados da avaliação nem sempre é uma tarefa fácil, pois as respostas por ser subjetivas e pouco explicativas sobre o colaborador. É preciso um trabalho em conjunto do RH para a análise e a interpretação correta das informações.
- Ação pós-feedback: como dissemos, o feedback precisa ser um caminho para mudanças dentro do negócio, e os resultados devem de fato ser utilizados para desenvolvimento e crescimento pessoal para que o colaborador não se desmotive com o passar do tempo.
O feedback 360º é uma ferramenta de desenvolvimento contínuo para líderes e liderados, afinal, observar para todos os pontos fortes e fracos com olhares distintos é uma grande oportunidade de crescimento para o negócio.
Quanto mais se conhece das suas pessoas, maiores as chances de crescimento e desenvolvimento pessoal e de carreira e claro, grandes serão os resultados a curto, médio e longo prazo para os times.
Aproveite que agora sabe mais sobre a avaliação e seus benefícios, avalie se essa metodologia faz sentido em seu cenário para adotar a ferramenta como um diferencial competitivo para seu negócio!
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Gostaria de receber uma proposta de feedback 360.
Att.,
Olá, Tânia. Tudo bem? Um de nossos especialistas entrará em contato com você via e-mail para entender melhor sua necessidade, ok? Forte abraço!