Durante a pandemia, tivemos mudanças significativas no cenário de A&S dos programas de entrada, trazendo novos desafios para as empresas que trabalham com estágio e trainee. Para entender esse contexto com mais profundidade, a Across realizou, em março de 2022, uma pesquisa com a sua base de candidatos.
A pesquisa foi realizada por meio do envio de questionário eletrônico e tivemos a resposta de 1.477 candidatos distribuídos por todo o Brasil.
As principais mudanças que aconteceram em 2020 e 2021 foram:
- Crescimento de 109% nos Programas de Estágio e 87% nos de Trainees, segundo acompanhamento de mercado realizado pela Across em 2021.
- 95% dos Programas de Estágio e Trainees buscaram uma maior diversidade de perfil nas contratações, principalmente em relação a gênero e raça/etnia.
- Segundo a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do Ministério da Educação – SEMESP, em 2020 e 2021, tivemos a primeira e a segunda maior evasão universitária da história, totalizando 36,9%, o que representa quase 7,3 milhões de alunos de instituições privadas, que correspondem a 80% dos universitários do Brasil.
- Embora ainda não divulgada, a SEMESP estima uma evasão de 35% dos alunos das universidades públicas em 2020 e 2021, representando 461 mil alunos por ano, sendo que 50% estão em situação de vulnerabilidade social.
Baixe o relatório completo dessa pesquisa com informações atualizadas sobre as principais características e comportamentos deste público. Esperamos que elas possam contribuir para o entendimento deste novo cenário e para a readequação de expectativas e estratégias no que tange Programas de Estágio e de Trainee na sua organização.