Contorno de uma cabeça com emojis coloridos em cima representando a inteligência emocional.

Desenvolvendo líderes resilientes: a importância da inteligência emocional no topo

Como você tem estimulado as habilidades de resiliência e inteligência emocional entre as lideranças da sua empresa? Veja como fazer esse trabalho!

A liderança é um papel desafiador e que exige diversas competências e habilidades para lidar com pressão, busca por resultados, gestão de pessoas, processos e tantos outros desafios, não é mesmo?

O mercado vem passando por inúmeras mudanças nos últimos anos, muito aceleradas pela tecnologia, e se desenvolver para lidar com tudo o que o novo cenário vem exigindo é essencial para um boa performance e atuação na cadeira de liderança.

Das diversas habilidades essenciais que um líder deve possuir, não podemos não falar de resiliência e inteligência emocional como grandes guias. Como você tem caminhado no autoconhecimento ou impulsionado essas habilidades entre as lideranças da sua empresa? Saiba mais!

A resiliência na liderança: o que é e por que é essencial para esse papel?

A resiliência é uma das grandes habilidades dos líderes, e essa é a capacidade que os indivíduos têm de se adaptar às adversidades de forma equilibrada e sábia, sem desistir de seus objetivos.

As pessoas resilientes são mais produtivas e focadas, e líderes com essa postura fazem toda a diferença para os times pois conseguem enxergar saídas e soluções para os desafios que surgem de forma inteligente e direcionada, aprendendo com as dificuldades, mas direcionando para os objetivos do negócio e para os resultados das ações de todo o time.

É claro que existem diversos desafios, adversidades e pressões dentro do ambiente corporativo, principalmente quando falamos da cadeira de liderança, especialmente aquelas que investem em um papel cada vez mais humanizado. Porém, um líder com perfil mais resiliente enxerga as diversas oportunidades existentes de aprendizado e faz com que seus times cresçam a cada passo da jornada.

Inteligência emocional: o que é e seus pilares

Não dá para falar de resiliência e tantas outras habilidades sem citar inteligência emocional, que se trata do conjunto de competências e ferramentas pessoais que o indivíduo tem para compreender, gerenciar e lidar com suas emoções.

Daniel Goleman, autor que disseminou o termo a partir de seu livro, considera-a como uma série de competências e habilidades emocionais para o desenvolvimento profissional de qualquer indivíduo.

Desenvolver a inteligência emocional permite uma maior compreensão das reações diante dos acontecimentos cotidianos, portanto, líderes que valorizam e desenvolvem esse fator de suas personalidades fazem grande diferença para seus resultados e para o desenvolvimento de seus times. Líderes com inteligência emocional contam com autocontrole, foco em seus objetivos, empatia com seus liderados, lidam bem com pressões e são capazes de ter a resiliência ainda mais forte em suas rotinas.

Pilares da inteligência emocional

Daniel Goleman definiu a inteligência emocional a partir de cinco pilares que sustentam o comportamento e conduta dos indivíduos. São eles:

Autoconsciência e autoconhecimento

Se conhecer e reconhecer os sentimentos, emoções e formas de agir é um pilar fundamental para o caminho da inteligência emocional. Com esses pilares, o indivíduo é capaz de entender e refletir sobre seus sentimentos e ações que toma em resposta aos estímulos.

Autogestão

Conhecer as emoções é importante, mas é preciso ir além, sabendo o que precisa ser controlado, moldado ou modificado em cada situação. Aprender a lidar e controlar emoções coloca as pessoas em diferentes posições para seu benefício e bem-estar.

É importante citar aqui que, controlar emoções não é sobre reprimir os sentimentos e as emoções, mas sim sobre aprender a direcionar e equilibrar reações, especialmente quando falamos sobre liderança e ambiente profissional.

Motivação

Um profissional pode estar na liderança, com ótimo salário e benefícios incríveis, mas nunca estará satisfeito se não contar com a automotivação em seu perfil. A motivação é o que faz com que os indivíduos queiram ser melhores e façam mais.

A motivação faz com que se acredite em si próprio e inspira outros a fazerem o mesmo. Essa é a razão pelo que fazem o que fazem e sem motivação não há boa gestão, bom relacionamento com os times e, claro, boa liderança.

Empatia

O conceito básico de empatia é sobre se colocar no lugar do outro para reconhecer suas emoções e comportamentos. Seja para o lado positivo ou negativo, entender o próximo e lidar com as próprias emoções é crucial para a rotina, especialmente quando falamos da atuação em cargos de  liderança.

Habilidades sociais

O último pilar da inteligência emocional diz respeito às habilidades sociais e a capacidade da construção de relações saudáveis. Inteligência emocional não é só sobre lidar com si mesmo, mas também sobre lidar com o outro e com a coletividade.

Benefícios da inteligência emocional nas relações de trabalho

O desenvolvimento da inteligência emocional oferece diversas vantagens para indivíduos, líderes e liderados, melhorando os relacionamentos, reduzindo conflitos, diminuindo estresses, ansiedade e ruídos, dentre outros benefícios como:

Constrói relações fortes dentro da equipe

Ao ter líderes empáticos, que compreendem seus sentimentos e que validam as emoções dos liderados, as pessoas se tornam mais ouvidas, motivadas e engajadas dentro do time, da cultura organizacional e do negócio como um todo.

Com inteligência emocional para lidar com as relações, o clima organizacional tende a se tornar cada vez mais saudável, formando equipes fortes, unidas e em direção aos mesmos objetivos.

Tomada de decisão mais eficaz

Ao ser capaz de entender seus sentimentos e emoções, assim como a do próximo, é possível tomar caminhos e decisões mais direcionadas, considerando resultados e bem-estar de todos e evitando impulsividade.

Aumento da adaptabilidade e inovação

A liderança com inteligência emocional é capaz de ser flexível, ouvir pessoas e está disposta a novas ideias e formas de ver o negócio. Com isso, existe o fomento à cultura de inovação, adaptabilidade e incentivo a uma jornada de aprendizado, crescimento e desenvolvimento.

Estratégias para desenvolver a resiliência e a inteligência emocional

Desenvolver habilidades e competências é um caminho necessário, afinal, os indivíduos precisam estar atualizados com ferramentas, técnicas e possibilidades para serem pessoas e profissionais melhores em suas rotina de trabalho e serem capazes de lidar com os desafios e mudanças do mundo..

Além de ser um trabalho individual, é importante que a empresa promova formas de desenvolver suas pessoas, especialmente seus líderes e algumas boas práticas são importantes nesse momento, como:

Treinamento e Workshops

Assim como as habilidades técnicas, as comportamentais também são treinadas e desenvolvidas, e os treinamentos para liderança são essenciais para direcionar comportamentos, apresentar ferramentas e transmitir conhecimento de forma dinâmica, prática e dentro da realidade do negócio.

Além de rotinas de desenvolvimento, investir em workshops, eventos e encontros com profissionais é crucial para dividir experiências e dar luz sobre diversas ações de resiliência e inteligência emocional.

Mentoria e Coaching

Além da psicoterapia para se conhecer e desenvolver inteligência emocional, projetos de mentoria, consultoria e coaching têm papel importante no desenvolvimento profissional.

O processo de coaching e mentoria faz com que profissionais repassem suas experiências, conceitos e ferramentas para que outros líderes possam lidar de forma mais adequada com seus obstáculos e crescer cada vez mais com os times e individualmente.

Práticas de Mindfulness e Meditação

As atividades físicas são essenciais para o foco, concentração e relaxamento do corpo, afinal, as emoções estão ligadas diretamente ao físico de cada um. Além disso, práticas como meditação e mindfulness são bons guias para se colocar no presente, treinar respiração, trabalhar o autoconhecimento. Se “desligar” dos problemas por um tempo e focar em si mesmo, com corpo e mente, é um grande caminho para a inteligência emocional se desenvolver.

Feedback Contínuo

Como liderança, dar e receber feedback é crucial para o autoconhecimento e o desenvolvimento profissional. Buscar entender como líderes, pares e liderados enxergam seu papel dentro do grupo e da empresa é crucial para entender as próprias forças e fraquezas dão guias para o melhor desenvolvimento.

A resiliência e inteligência emocional são dois aspectos fundamentais para esse complexo papel que é a liderança. Muitos são os desafios corporativos, pessoais e profissionais existentes na rotina e desenvolver habilidades técnicas e, especialmente, comportamentais, não é apenas um esforço individual, mas também uma iniciativa organizacional para fortalecer equipes e chegar a resultados e objetivos.

Como você e sua empresa têm investido no desenvolvimento dessas competências? Seus líderes são estimulados ao crescimento? Seu crescimento pessoal é fator importante em seu desenvolvimento? Reflita sobre nossos temas, olhe para sua jornada e se desenvolva cada vez mais!

Gostou do conteúdo e quer receber dicas e insights sobre desenvolvimento de liderança? Continue acompanhando o Blog da Across para ter acesso a conteúdos diversos sobre atração, seleção e desenvolvimento de pessoas em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

×