Em 2023, pelo segundo ano consecutivo, tivemos o orgulho de entregar – com muito empenho -mais um programa de atração e seleção de trainees corporativos para a nossa cliente e parceira Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, um dos principais complexos siderúrgicos do mundo e que conta com diversas unidades e negócios diversificados.
O programa de trainees da CSN foi um projeto robusto, extenso (durou quase 9 meses da divulgação à contratação), contou com etapas bem estratégicas e foi bastante desafiador para todos os stakeholders, tanto para a empresa quanto para as pessoas candidatas, por se tratar de um programa com um grande volume de vagas – foram 50 posições nesta edição de 2023, e o perfil do trainee era aquele que realmente estivesse disposto a fazer a diferença na companhia.
Algo muito curioso é que na edição de 2022, o volume de posições iniciou com 30 no total, e, com o programa em andamento as vagas aumentaram significativamente, chegando a 50 posições. Um tanto inusitado e, em contrapartida totalmente de encontro ao perfil da CSN, que, percebendo a grandiosidade do programa (naquele ano em sua primeira edição) e a robustez do processo (que inclui um Hackathon) já aproveitou o processo em curso. Missão complexa e desafiadora porém nada impossível para o time de Atração e Seleção da Across, que tem como um dos seus principais valores “vencer juntos”.
Aliás, a Across também cuidou do programa de desenvolvimento desses 50 trainees da primeira edição, com uma jornada que durou 18 meses e finalizou em agosto desse ano.
O Programa Trainee CSN 2023
A CSN possui uma estratégia bem definida de crescimento para a companhia, por isso, precisava de pessoas com vontade de “fazer acontecer” e que tivessem perfil inovador, curioso, proativo e com muita paixão por aprender.
Para encontrar esse perfil ideal, o processo contou com as seguintes etapas: testes de inglês e lógica > Fit Cultural > Entrevistas > Hackathon > Painel com Gestores > Entrevista Final com as áreas.
Hackathon: o grande destaque do Programa de Trainees 2023 da CSN
Dentre todas essas etapas, o grande destaque do Programa de Trainees da CSN 2023 foi a realização do Hackathon, que contou com nada menos do que 600 participantes, durante os três dias de realização. Nessa etapa, os candidatos acessam uma plataforma on-line, dividem-se em grupos de até 20 pessoas e precisam desenvolver um projeto totalmente do zero.
Todas as pessoas candidatas aprovadas para participação no Hackathon descobriram qual o projeto que precisariam desenvolver, as regras para a definição dos grupos e como precisariam desenvolver todo o trabalho juntos apenas no momento de liberação da atividade na plataforma.
Agora pare e pense um pouco:
Imagina incluir 600 perfis completamente diferentes e que não se conheciam em um ambiente virtual, tendo que trabalhar em equipe de forma remota para desenvolver um projeto do zero? E ainda tendo que seguir regras especificas, atuar com a pressão do tempo, sem se conhecer? DE-SA-FI-A-DOR, mas nada impossível para o supertime de talentos participantes! Pois é, fazer parte de um Hackathon pode parecer e é complexo, entretanto é um divisor de águas em termos de desenvolvimento do candidato!
Participar de um Hackathon como esse, com um grande volume de candidatos engajados em conquistar a tão sonhada vaga de trainee na CSN, certamente foi uma experiência bastante transformadora para esse time de jovens. A cada interação para a construção do projeto, eles puderam adquirir diversas soft skills na prática, como liderança, empatia, trabalho em equipe, visão sistêmica, comunicação e muitas outras.
Em alguns momentos, eles acabaram até esquecendo que estavam sendo avaliados por cada detalhe em duas esferas, individual e coletivamente.
Para a avaliação dos projetos desenvolvidos, participaram:
- um grupo de mentores selecionados da CSN, para retirada de dúvidas sobre o negócio e detalhes mais técnicos dos projetos;
- a equipe da Across, que apoiam na interação com os participantes durante todos os quatro dias do Hackathon, avaliando a conduta e as competências comportamentais que farão eles avançarem para as próximas etapas do processo seletivo;
- e um grupo de jurados que avaliam o projeto final.
Com tudo isso, foi notório o crescimento pessoal e profissional dos candidatos a trainee ao fim dessa jornada de conhecimento que é o Hackathon, que sem dúvida alguma é um grande destaque do processo de seleção.
“Participar e liderar um processo como esse Hackathon CSN é desafiador em todos os sentidos. Nossa equipe atua 24 horas por dia durante os 3 dias do evento, pois o que mais nos deparamos são pessoas candidatas que tem sede de aprendizado, que entregam com excelência, que se empenham e não se cansam. Muitas equipes literalmente ficam 24 horas no ar. Algo curioso aqui no evento os participantes podem, além de conseguirem uma vaga para a próxima etapa do processo seletivo, podem também receber um super prêmio caso sua equipe tenha o projeto consagrado campeão” relata Cristina Pontes, consultora responsável pelo processo.
Após a avaliação dos projetos desenvolvidos e do parecer das consultoras da Across, em conjunto com o RH da CSN, os aprovados seguiram para o painel com os gestores e, posteriormente, caso avançassem, passavam para a entrevista final com as áreas, última etapa do processo seletivo do programa.
Painel com Gestores também foi um diferencial
Outro diferencial do processo seletivo do Programa de Trainees 2023 da CSN foi também o intenso apoio das lideranças ao longo de todo o processo, principalmente durante a etapa do Painel com os Gestores, que contou, inclusive com a realização de alguns painéis em horários não comerciais.
Pelo histórico da Across em projetos que contemplam painel, o engajamento nem sempre é muito expressivo por parte dos gestores, mas, na CSN, a história foi diferente. Os líderes mostraram-se muito engajados e participavam dos eventos realmente empolgados. Em painéis com 20 candidatos, exemplo, chegaram a ter de 30 a 40 gestores acompanhando a etapa, o que é um excelente número para o processo como um todo e para os participantes, que podem mostrar as suas habilidades para a liderança de uma gigante nacional.
Os painéis desse programa aconteceram em três turnos diferentes (manhã, tarde e noite), uma vantagem enorme para aquelas pessoas que trabalham e/ou possuem outras atividades em horário comercial, que puderam participar dessa fase do processo seletivo, abertura essa que garantiu uma maior diversidade de candidatos.
Trainees contratados. E agora?
Depois de passarem pela etapa de entrevistas finais, os 50 trainees selecionados receberam o resultado da aprovação em uma reunião online, e passado o período de integração e rotação no negócio eles serão alocados nas unidades de negócio da CSN em várias localidades do Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros estados.
Importante ressaltar a preocupação da CSN com o desenvolvimento de todo o time de trainees. Nos três primeiros meses após a contratação, eles passam por uma jornada de aprendizado sobre todos os diferentes tipos de negócio da companhia, que inclui também viagens entre as unidades de negócio espalhadas pelo país.
Depois, eles passam por um segundo Hackathon interno, durante 30 dias, trabalham em equipe para elaborar um outro projeto, só que dessa vez, é para solucionar uma problemática REAL do negócio. Depois de passarem por todas as etapas do programa e receberem a aprovação, é claro que essa turma de trainees é mais do que capacitada para tal, né?
Neste processo robusto há muitos ganhos. Ganham os candidatos, que podem se desenvolver ao longo de todo o processo seletivo, e ganha a empresa, que terá muitos projetos e visões diferentes de tópicos da companhia que, às vezes, tem uma visão diferente de quem está engajado em trazer soluções.
E não para por aí! Ao longo de 18 meses após a contratação, os trainees participam de uma trilha de desenvolvimento completa, que envolve conteúdos técnicos e habilidades comportamentais, com o objetivo de colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do programa. Esse é um case de sucesso que adoramos participar!
“O Programa de Trainee da CSN é cuidadosamente elaborado, oferecendo uma experiência enriquecedora tanto para os participantes quanto para a Across. É um desafio gratificante para a nós lidarmos com esse processo, uma vez que a atmosfera desafiadora é extremamente estimulante. O programa proporciona oportunidades para que talentos desenvolvam suas habilidades e adquiram experiência profissional na empresa. Além disso, possibilita identificar e recrutar profissionais com potencial para se tornarem líderes, contribuindo para o crescimento e sucesso da CSN a longo prazo. Por meio desse programa, a CSN forma uma equipe qualificada e preparada para enfrentar os desafios do mercado, impulsionando a inovação e a excelência nos serviços prestados pela Across”, destaca Annie Tartari, Head de Atração e Seleção da Across.
E você, deseja iniciar um programa de trainees na sua empresa e ainda não sabe como? A Across tem sempre uma solução exclusiva na condução e estruturação de programas de atração, seleção e desenvolvimento para o público de trainees há mais de 26 anos e pode te ajudar. Conheça nossas soluções e entregas!