Os programas de trainee têm se mostrado cada vez mais eficazes na atração dos melhores talentos disponíveis no mercado, oferecendo oportunidades desafiadoras e um crescimento rápido na carreira de inúmeras pessoas recém-formadas de todas as áreas de atuação.
Por esse motivo, as empresas estão reconhecendo a importância de investir na atração, seleção e e desenvolvimento desses talentos, oferecendo planos de carreira claros e oportunidades de desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais da forma mais prática que permitem crescimento mais acelerado e estruturado.
Porém, atrair trainees qualificados e engajados com a cultura organizacional, com as metas e o dia a dia da função para a qual foram contratados ainda se mostra bem desafiador para as empresas, de acordo com a maioria dos profissionais de RH envolvidos na condução e gestão dos programas de trainees.
O que são trainees qualificados?
Os participantes de programas de trainees geralmente são pessoas recém-formadas (há até 3 anos) com conhecimentos atualizados, mentalidade inovadora e mais criativa e plena disposição para questionar o status quo de processos robustos e consolidados das empresas das quais são aprovados. Eles também são desenvolvidos durante o programa de que participam, nas organizações, seja por treinamentos com times internos, e/ou por consultorias especializadas contratadas pelas empresas para esse fim.
Esse perfil profissional, geralmente em início de carreira, pode contribuir ativamente na organização, fortalecendo a cultura corporativa, através de estímulo a inovação, a criatividade e novas perspectivas e ideias e projetos desenvolvidos.
Outro ponto bastante comum é que a maioria dos perfis de trainees aprovados em algum programa tende a trilhar um caminho rumo a cargos de liderança, sendo inseridos dentro da mecânica de funcionamento das empresas e passando por experiências desafiadoras e avaliações de desempenho em situações reais. Essa jornada de aprendizagem e desenvolvimento pode garantir uma sucessão suave e contínua de liderança sem contar que permite que as empresas construam uma reserva interna de profissionais qualificados, prontos para assumir responsabilidades-chave quando necessário.
Desafios na atração e seleção de trainees
Como podemos perceber os programas de trainee são bastante estratégicos para as organizações, pois identificam e desenvolvem talentos, impulsionam a inovação, preparam a sucessão de liderança e proporcionam vantagem competitiva, uma vez que eles podem trazer um olhar mais contemporâneo a respeito das tendências do mercado, a ponto de promover destaque perante a concorrência às empresas que possuem esses programas, alavancando resultados.
Mas, como nem tudo são flores, a atração de trainees qualificados pode apresentar alguns desafios para as empresas e para os profissionais de RH, Recrutamento e Seleção e Gestão de Pessoas:
- Competição acirrada de trainees qualificados no mercado
- Falta de uma marca empregadora forte por parte das empresas
- Falta de alinhamento com as expectativas das pessoas candidatas
- Processo seletivo rigoroso, moroso e com muitas etapas
- Processos seletivos nada diversos e inclusivos
- Retenção dos trainees durante e após o programa
Enfrentar todos esses desafios requer estratégias eficazes do time de atração, como buscar se diferenciar ainda mais no mercado, ofertar benefícios atraentes e que fazem sentido para a realidade dos trainees, aprimorar e otimizar o processo seletivo, ser assertivo na divulgação dos programas, promover uma cultura inclusiva e genuína com ações reais e criar de oportunidades de crescimento e desenvolvimento para os trainees, incluindo a construção de programas de desenvolvimento dessas pessoas, com treinamentos eficazes e a participação efetiva em projetos estratégicos e de relevância.
Trainees x Empresas: uma relação ganha-ganha
A relação entre empresa e trainee deve ser percebida por todos como uma parceria baseada no conceito de “ganha-ganha”. Ambas as partes têm muito a oferecer e a receber nessa troca de conhecimentos e oportunidades de crescimento que os programas de trainees proporcionam.
Para a empresa, a contratação de trainees qualificados significa investir no futuro e é uma fonte de talentos estratégicos que, se bem combinados com a cultura organizacional – ou seja, com um fit cultural certeiro –, pode alavancar resultados e a levar a novos e prósperos patamares.
Por sua vez, a liderança da organização também deve estar preparada para absorver, auxiliar no desenvolvimento e garantir que esse investimento tenha o retorno esperado, pois os líderes são corresponsáveis em desenvolver habilidades técnicas e comportamentais valiosas, transmitir conhecimentos práticos e possibilitar a aplicação destes conhecimentos no ambiente profissional com projetos reais e de grande valor agregado para as empresas.
Assim sendo, os profissionais recém-chegados poderão desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais, e também ter acesso a mentores e profissionais experientes, que podem orientá-los em sua jornada de crescimento, construindo assim uma rede de contatos dentro da empresa que possibilita expandir suas respectivas perspectivas de carreira.
Essa relação entre empresa e trainees baseada no conceito “ganha-ganha” cria um ambiente propício para o crescimento mútuo e, claro, para o sucesso compartilhado de todas as pessoas envolvidas neste processo.