A CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, um dos mais eficientes complexos siderúrgicos do mundo, está antenada nas principais demandas de desenvolvimento trainees e profissionais potenciais para assumirem futuramente cargos estratégicos. Ao todo, 50 trainees fizeram parte desta trilha de 18 meses, desenhada e estruturada para desenvolver competências.
Durante esta jornada, em parceria com a Across, foram realizadas inúmeras ações, totalmente focadas em alimentar o pipeline de talentos da organização. No mês de agosto, para fechar os ciclos de workshops foram dedicados três encontros com o tema central de Gestão de Pessoas.
Como foram os encontros?
O primeiro dia contou com uma abordagem mais teórica sobre o tema, visando despertar as habilidades de liderança desse público, ministrada pela consultora Cintia Ridolpho. No segundo dia, o consultor JP Coutinho focou na aplicabilidade de ferramentas úteis quando se referente ao ciclo de gestão de pessoas, o papel do líder na motivação do time e autoconhecimento das suas motivações e técnicas para estimular a autonomia e delegação.
Já no terceiro e último dia, foi a vez de criar algo fora da caixa para o público presente, com a simulação de um programa de auditório e entrevistas com alguns dos executivos da CSN para falar do passado, presente e futuro desses trainees, ministrada pelo consultor Paulo Azevedo.
“Esta turma de trainees me chamou a atenção desde primeiro momento, não somente pelas habilidades e conhecimentos observáveis, mas pelo interesse em contribuir e aprender, pelo engajamento nas ações, pelo cuidado de uns com os outros e por estarem atentos ao autocuidado, inclusive quando se trata de saúde psicológica”, destaca Aline Tomaz, responsável por conduzir o projeto pela Across.
Ainda sobre os últimos encontros do ciclo de workshops, Aline complementa: “Falando sobre os últimos encontros, as abordagens foram fundamentais para a autorreflexão do processo evolutivo e para a importância de liderar a si mesmo a fim de, consequentemente, gerir processos e pessoas. Para além disto, os participantes tiveram um presente que foi esse encontro com executivos da companhia compartilhando experiências, ressaltando o diferencial daquele grupo e, por fim, trainees, RHs e executivos celebrando essa trajetória. O acompanhamento desta turma não para por ai, teremos um Programa de Mentoria pós programa com o objetivo de auxiliá-los nessa nova etapa dentro da CSN”, explica Aline.
Qual o fator de sucesso desse programa de desenvolvimento de trainees?
O fator de sucesso desse Programa foi que tivemos um percentual de 98% de efetivação nas posições de analistas e especialistas, contudo consideramos que o tema de gestão de pessoas é imprescindível para o desenvolvimento profissional dessas pessoas para que elas já façam a gestão de si mesmos primeiramente para, depois, assumirem o papel de liderança no futuro.
O processo de estruturação de um Programa de Trainee começa bem antes desta jornada, onde a Across mergulhou no negócio, entendeu as especificidades , identificou as personas do futuro, mapeou as metodologias, vivências e experiências para o preparo destes profissionais, estruturou as soluções de aprendizagem com base na metodologia Kirkpatrick e elaborou relatório com todos os direcionadores e indicadores.
Desta maneira, houve maior assertividade no processo de escolhas dos trainees pelo time de Atração e Seleção, na definição da trilha de desenvolvimento, maior senso de dono por parte dos stakeholders, indicadores mais consistentes, visibilidade dos resultados etc.
Conheça as soluções da Across!
Quer entender mais sobre os serviços da Across, referência em programas de estágio, trainee e desenvolvimento de lideranças? Acesse nosso site e marque um café com um de nossos especialistas agora mesmo: www.across.com.br. 😉