Metodologia Kirkpatrick: como mostrar o valor de praticamente qualquer coisa.

Metodologia Kirkpatrick: Como mostrar o valor de praticamente qualquer coisa 

Mesmo que você faça parte da área de Marketing, RH, Finanças ou qualquer outra equipe, há uma necessidade universal de mostrar o valor que você agrega. Veja como a metodologia Kirkpatrick pode te auxiliar nisso.

“Já se perguntou o que o pessoal do departamento de Marketing faz o dia todo?” riu o gerente de Operações na conversa sobre bebedouros da empresa. 

Você já ouviu um comentário como esse? Se você faz parte do departamento de Marketing, esta é a sua deixa. Parece que outro departamento da empresa não está bem ciente do valor que você agrega.  

Mas o problema é o seguinte: quer você faça parte do departamento de Marketing, RH, Finanças ou qualquer outra equipe, há uma necessidade universal de mostrar o valor que você agrega. É um fator-chave para garantir sua estabilidade e crescimento dentro da organização. 

Um modelo testado pelo tempo para eficácia

O Modelo Kirkpatrick tem sido usado há décadas para mostrar o valor dos programas de treinamento. Resistiu ao teste do tempo devido à sua simplicidade elegante e aplicabilidade universal. A chave para usar o modelo é pensar em seu programa ou projeto em cada nível, começando pelos Resultados do Nível 4. 

Identifique seus resultados direcionados

Vamos começar descrevendo os resultados que você almeja em seu plano de criação de valor. Comece com uma compreensão clara do seu propósito organizacional, considerando-o de uma perspectiva de alto nível. Em uma empresa com fins lucrativos, significa entregar produtos ou serviços de forma eficiente ao mercado para obter lucratividade. Em uma organização sem fins lucrativos, governamental ou militar, significa cumprir sua missão dentro dos recursos alocados. Sua declaração de missão é um bom lugar para procurar pistas.  

Cada organização tem apenas um Resultado de Nível 4. Um bom teste para saber se o Resultado de Nível 4 correto foi identificado é uma resposta positiva à pergunta: “isso está alinhado com o que a organização existe para fazer, entregar ou contribuir?”  

A próxima etapa é definir como o seu programa ou projeto apoia especificamente os resultados de mais alto nível da sua organização. Exemplos comuns incluem maior satisfação do cliente, envolvimento dos funcionários, volume de vendas, contenção de custos, qualidade ou participação de mercado.  

Embora muitos projetos comecem com uma visão clara dos resultados desejados, isso é apenas o começo. Para garantir o sucesso, deve também considerar as especificidades de como os participantes do programa transformarão estes objetivos em realizações tangíveis. 

Defina as ações necessárias para obter resultados

O comportamento de nível 3 é, simplesmente, o que as pessoas precisam fazer para que este projeto ou programa específico seja bem-sucedido.  

O nível 3, embora muitas vezes esquecido, pode na verdade agregar mais valor a qualquer iniciativa! Reserve um tempo para definir com precisão o que os principais indivíduos ou departamentos devem fazer, usando termos que sejam ao mesmo tempo observáveis e mensuráveis. Por exemplo, se você estiver lançando um novo produto, as responsabilidades do departamento de Marketing podem incluir a criação de uma lista abrangente de recursos e benefícios, o lançamento de campanhas publicitárias on-line e o desenvolvimento de um pacote de vendas para os representantes apresentarem aos clientes em potencial. 

Uma vez definidos esses comportamentos críticos, pense em como você apoiará o departamento de Marketing na realização deles e como verificará se eles foram concluídos.  

Dica Profissional: Este pacote de apoio e responsabilidade é o fator mais importante para o sucesso de qualquer iniciativa.  

Depois de estabelecer um conjunto claro de comportamentos críticos e elaborar um plano para garantir sua execução, pense se há necessidade de educação ou informações adicionais para permitir que as pessoas se destaquem em suas funções. 

Determine se o treinamento é necessário

Agora, vamos explorar o Aprendizado de Nível 2 e seu papel no seu projeto. Pode ou não ser um componente significativo, dependendo da sua situação específica. A sua tarefa aqui é determinar se os principais participantes do seu programa possuem o conhecimento, as habilidades, a confiança e o comprometimento necessários para executar os comportamentos identificados no Nível 3. 

Se ficar evidente que há uma lacuna em alguma dessas áreas, encontre ou crie os materiais de treinamento necessários. Quer o treinamento seja formal ou não, seu objetivo principal é garantir que as pessoas-chave estejam prontas para desempenhar suas funções. Ao mesmo tempo, é possível verificar a Reação de Nível 1, que é o grau em que os participantes consideram o treinamento favorável, envolvente e relevante para o seu trabalho.  

Concentre-se no que é importante

Ao criar ou rever o plano para o seu programa ou iniciativa, tenha em mente que as partes interessadas e outros departamentos estarão principalmente preocupados com o desempenho e os resultados do programa. Portanto, seus esforços devem estar centrados no apoio aos comportamentos no trabalho e aos resultados tangíveis que eles produzem. 

Use o botão Fácil

Pense no Modelo Kirkpatrick como o “botão fácil” para criar e demonstrar valor para qualquer iniciativa ou programa. Se você está procurando uma compreensão mais aprofundada do modelo e como aplicá-lo de maneira eficaz, considere se tornar um profissional certificado pela Kirkpatrick!  

Na Certificação Kirkpatrick nível Bronze você aprende os quatro níveis detalhadamente, como aplicá-os em atividades interativas ao longo do programa e obtém sua certificação criando um plano completo para uma iniciativa real.  

Na Certificação Kirkpatrick nível Prata, você aprende como coletar e analisar dados para tomar decisões informadas e criar relatórios atraentes para suas partes interessadas, mostrando o valor do programa.  

A Certificação de nível Gold é o seu reconhecimento por um trabalho bem executado e o incentivo para que outros implementem programas de alto valor. Para obter a certificação de nível ouro, basta compartilhar seu exemplo de caso ou práticas recomendadas com pessoas de fora da sua organização.  

Texto originalmente publicado no Blog da Kirkpatrick Partners, da qual a Across é a única afiliada na América Latina. Tradução livre.   

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