A Across tem se dedicado, há bastante tempo, à análise das transformações que o cenário do mercado de trabalho e do mundo corporativo vem passando nos últimos, principalmente no que diz respeito aos programas de entrada nas empresas.
Internamente, realizamos o mapeamento de programas de estágio e trainee lançados no mercado, visando identificar possíveis impactos dessas mudanças para nosso público-alvo, projetos e negócio como um todo.
Com entrada da Geração Z no mercado de trabalho, aumentando a diversidade geracional nas organizações, reconhecemos a necessidade cada vez maior de compreender a nova geração de talentos e, principalmente, de entender como envolvê-los para garantir a melhor experiência possível ao longo de todo o programa, desde a atração até a aprovação.
A partir disso, surgiu a ideia de lançar a pesquisa Perfil da Pessoa Estagiária e Trainee 2024, no início desse ano, para que pudéssemos:
Ouvir as perspectivas e os anseios das pessoas que se candidataram a programas de estágio e trainee nos últimos dois anos;
Melhorar as entregas de programas conduzidos pela Across;
Auxiliar times de RH que conduzem programas de estágio e trainee com insights de como se conectar melhor com o público-alvo e aprimorarem seus processos e programas.
A pesquisa obteve mais de 3000 respostas, com 57% provenientes de candidatos a estágio e 43% de candidatos a trainee. Essa amostra nos permitiu traçar um panorama completo sobre o perfil da pessoa estagiária e trainee, resultando em um relatório abrangente disponível profissionais responsáveis por conduzir programas de estágio e trainee em suas empresas.
Em 2022, já havíamos realizado uma pesquisa no mesmo molde para entender melhor o público dos programas de estágio e trainee no pós-pandemia, mas atualizamos algumas perguntas para ter uma abrangência maior do perfil.
Nesse relatório, você vai encontrar:
- Dados demográficos dos respondentes, incluindo autodeclaração de raça/etnia, gênero, orientação sexual, faixa etária, tipo de universidade e proficiência em inglês.
- Detalhes sobre a experiência na fase de atração e seleção, como os motivadores para participação nos programas, como ficaram sabendo sobre os programas, quantos programas participam simultaneamente, momento profissional no momento da inscrição e modalidade de trabalho.
- Experiência detalhada no processo seletivo, incluindo o nível de conforto com cada etapa, desenvolvimento durante o processo de atração e seleção e temas de desenvolvimento de interesse.
- Dados quantitativos e qualitativos sobre a aprovação nos processos seletivos, quantidade de processos aprovados, motivos de escolha, comunicação sobre o programa de desenvolvimento e avaliação da qualidade dos programas.