Há muitos anos, a Sanofi, uma empresa global de saúde, se preocupa com a diversidade e inclusão no mercado de trabalho, especialmente na área da saúde, e em aumentar a empregabilidade de grupos minorizados.
Por isso, a empresa investe bastante em várias iniciativas no Brasil e no mundo, e a Across tem o prazer de conduzir e apoiar duas delas aqui no país: as ondas do programa de estágio, no qual uma é afirmativa, e o projeto Um Milhão de Diálogos.
Convidamos vocês a conhecer um pouco mais sobre esses projetos tão importantes para a Sanofi, para a Across e para a sociedade. Vem com a gente!
Contexto da parceria entre Sanofi & Across
A Sanofi já foi cliente da Across por alguns anos no passado, mas a parceria foi encerrada por uma determinação global para que outra consultoria assumisse os programas de estágio no Brasil.
Essa parceria terminou em um ano em que a Across entregou um programa incrível, com um Super Day repleto de dinâmicas e painéis simultâneos, que contou com a participação de mais de 300 candidatos. Esse programa foi considerado um grande sucesso na época, e o anúncio de aprovação foi um dos mais emocionantes da história da Across!
Em fevereiro de 2023, devido ao histórico de proximidade e forte conexão com a marca, a parceria entre Across e Sanofi foi retomada, tanto para vagas pontuais quanto para as ondas de estágio.
Inicialmente, foram contratadas duas ondas de estágio: a primeira, afirmativa para pessoas pretas e pardas, realizada no primeiro semestre de 2023; e a segunda, uma onda regular de ampla concorrência, realizada no segundo semestre do ano passado. Esse modelo de atuação em ondas já é adotado pela Sanofi há alguns anos, e a parceria foi renovada para esse ano de 2024.
Fases do processo seletivo de estágio da Sanofi
O processo seletivo para as vagas das ondas de estágio, tanto alternativa quanto regular, tiveram exatamente as mesmas etapas, com inscrições abertas por pouco mais de um mês. Foram elas:
Inscrição no Across.Jobs
Prova de Inglês e de Raciocínio Lógico
Dinâmica de Grupo
Teste DISC
Teste de Painel
Entrevista Final com gestor (para os aprovados do painel)
Na primeira onda de 2023, focada em pessoas pretas e pardas, a Across trabalhou 44 vagas. Já segunda onda, com vagas regulares em ampla concorrência, foram 54 vagas fechadas em todas as unidades de negócio da Sanofi.
Para a primeira onda afirmativa de 2024, que iniciou no primeiro semestre, o número de vagas foi reduzido para 23 até o momento.
Nas vagas pontuais, são as mesmas etapas no processo seletivo das ondas, com exceção da dinâmica de grupo. Nesse formato também, os gestores avaliam de seguem com os candidatos para painel ou se já seguem direto para a entrevista com eles.
A remuneração competitiva da bolsa de estágio em relação a outros programas e o forte investimento da Sanofi no desenvolvimento de seus estagiários, com jornadas customizadas, ações pontuais de desenvolvimento e cursos de inglês, são grandes atrativos para os candidatos, independentemente de ser vaga pontual ou de uma onda.
Outro fator que chamou a atenção do Time Across durante entrevistas com colaboradores e candidatos aprovados – especialmente nas ondas afirmativas – foi que, na Sanofi, eles sentem que podem ser quem são sem medo e sem julgamentos. Esse sentimento de pertencimento e aceitação é fundamental para o sucesso de qualquer programa de atração e seleção.
Obstáculos e superação de desafios ao longo do projeto
Para que um projeto grande e potente como esse desse certo, alguns obstáculos pelo caminho tiveram que ser enfrentados.
Um dos primeiros desafios foi mudar a mentalidade de algumas lideranças sobre o que realmente importava ao avaliar os candidatos. Alguns gestores estavam presos a uma lista longa de requisitos e exigências, e não ao verdadeiro potencial dos candidatos, o que dificultava o processo de atração e seleção, principalmente nas ondas afirmativas do programa de estágio.
Com o tempo, quase chegando ao fim da terceira rodada do programa de estágio conduzido pela Across, no primeiro semestre de 2024, percebemos uma mudança significativa. As lideranças passaram a valorizar mais o potencial dos candidatos e a confiar na qualidade do processo seletivo como um todo, o que acabou resultando na seleção de candidatos que se encaixam perfeitamente na organização. Qualidade era uma premissa da Sanofi, e o Time Across tem isso na veia!
Outro desafio foi tornar a marca Sanofi mais visível para os candidatos. Antes, muitos conheciam apenas os produtos, mas não a empresa em si.
“Hoje, esse movimento já está bem diferente, pois é perceptível que os candidatos já estão conhecendo mais a marca Sanofi enquanto grupo, tendo inclusive casos de candidatos que já esperam o processo seletivo abrir para se inscrever nos programas de estágio e nas vagas pontuais”, relata Jéssica Machado, consultora de atração e seleção da Across, responsável por conduzir o projeto.
Essa mudança não aconteceu por acaso. É fruto de um esforço contínuo tanto da Sanofi, que vem amplificando a sua marca empregadora e se aproximando mais do público que deseja atrair, quanto da Across, que tem um compromisso forte com a comunicação dos programas e vagas pontuais por meio das redes sociais e parceiras estratégicas de divulgação, reforçando o employer branding da marca. Aqui é #VencerJuntos sempre! 😉
Um Milhão de Diálogos: mais uma iniciativa forte de diversidade e inclusão com apoio da Across
Além das ondas do programa de estágio, a Across conduziu, no ano passado, a seleção de candidatos para o programa Um Milhão de Diálogos, uma iniciativa global da Sanofi focada em ampliar a representatividade de grupos minorizados na organização.
O programa foi inspirado por uma pesquisa global realizada pela Sanofi com mais de 11.500 pessoas em 5 países, incluindo o Brasil, que revelou preocupações específicas desses grupos em relação à saúde. Assim, a companhia decidiu agir, investindo hoje cerca de 50 milhões de euros em ações sociais em vários países para promover a inclusão.
Mas você deve estar se perguntando: onde a Across entra nessa história? No Brasil, o compromisso da empresa é aumentar a empregabilidade de pessoas pretas e pardas em situações de vulnerabilidade.
Dessa forma, a Across conduziu a seleção de 10 vagas afirmativas para o programa, que ofereceu bolsas de estudo integrais em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, em 2023. Os estudantes selecionados também passaram a estagiar na Sanofi, participando de cursos de inglês e interagindo com bolsistas de outros países para promover essa integração focada na diversidade e inclusão.
Em 2024, a Sanofi está realizando outra edição do Um Milhão de Diálogos, e a Across novamente está envolvida na seleção, desta vez com foco em preencher seis vagas dentro da onda afirmativa do programa de estágio. O objetivo é tornar o Um Milhão de Diálogos uma iniciativa anual, proporcionando oportunidades de carreira significativas para os jovens selecionados, que receberão bolsas-auxílio para trabalhar nessa grande multinacional da saúde.
Para este ano, a Sanofi também está colaborando com a Faculdade Albert Einstein para indicar candidatos para a seleção da Across. É uma parceria importante que fortalece o compromisso com a diversidade e a inclusão, impulsionando carreiras e criando oportunidades para todos.
Outros apoios da Across para a Sanofi
A Across continua apoiando na sustentação da marca empregadora Sanofi de diversas maneiras, seja intermediando palestras de profissionais da companhia em faculdades, incluindo a marca em eventos específicos para ampliar a visibilidade e se aproximar dos jovens talentos, além de ter toda gestão dos dados do programa de forma eficiente na palma da mão.
“É imprescindível para a Across ser uma verdadeira parceira e jogar junto com o cliente. Quando mais a marca da Sanofi atrair os talentos certos, melhor para o projeto como um todo”, destaca Annie Tartari, Head de A&S na Across.
Conheça as soluções da Across!
Você sabia que a Across pode ajudar sua empresa em várias áreas além dos programas de estágio e trainee?
Oferecemos soluções de ponta a ponta, desde atração e seleção até consultoria de RH, treinamento e desenvolvimento de líderes e não líderes, e até mesmo uma certificação internacional na metodologia Kirkpatrick, uma das mais importantes e relevantes para mensuração de resultados de treinamentos.
Conheça nossas possibilidades e agende um café conosco para que possamos convergir o futuro da sua organização e das pessoas da melhor forma possível: across.com.br.